Moby - Hotel
Moby. Todo mundo conhece. Ex-punk apaixonado por Joy Division, Killing Joke, Echo and Bunnymen, Sisters of Mercy e toda aquela onda punk/pós punk/cold wave (uso de guitarras e sintetizadores para criar climas etéreo-existenciais) da década de 80. A influência dessa estética é óbvia em Hotel, o novo álbum, em que Moby homenageia seus amigos/ídolos do New Order (em uma versão adocicada de "Temptation") e David Bowie (na faixa "Spider").
Hotel é o primeiro álbum depois 18, que vendeu mais de quatro milhões de cópias. Também é o primeiro álbum sem samplers que foi gravado e mixado em um pequeno estúdio em NY, com Moby na produção, tocando todos os instrumentos (exceto a bateria), conta com a ajuda do baterista Scott Frassetto e da vocalista/compositora Laura Dawn (Diretora cultural de eventos do MoveOn.org), que faz participações em duas músicas.
O fascínio de Moby por hotéis é tão grande, que ele lançou o site mobyhotel.com, um hotel virtual completo dedicado ao álbum. Para ter acesso às músicas deve fazer um check-in, e também passear pelo lounge, ler jornal no quarto, ouvir rádio, visitar a loja, sala de imprensa e muitas outras coisas legais que ficam espalhadas pelos andares. Genial! "O que me fascina nos hotéis é que, quando você paga por um quarto, parece que é a primeira pessoa a pisar ali. E ainda assim, no fundo, você sabe que seis horas antes alguém estava fazendo sexo naquela cama, alguém estava terminando com a namorada, outra pessoa estava indo ao banheiro. As coisas mais íntimas acontecem em hotéis, mas eles parecem bastante anônimos. A cada 24 horas o hotel é arrumado. Isso pode soar estranho, mas acho que de alguma forma é análogo à condição humana."
Hotel é um álbum eclético e ainda assim,completo, como só ele sabe fazer. É eletrônico, é cheio de baladas românticas e hits de pista. Moby canta em 10 das 14 faixas, sendo 2 instrumentais e 2 em dueto com Laura Dawn. Ele fala sobre sentimentos crus, com uma simplicidade tão verdadeira que emociona, fala também de leve sobre política em “Beautiful” e “Lift me up”, amor e luxúria em "Where You End", "Homeward Angel", “Forever” e "Love Should" mas sem esquecer de onde ele veio, com a dançante "Very", que me lembrou os remixes que fez para o New Order, Orbital e Pet Shop Boys.
Hotel foi lançado dia 14 de Março pela Mute, e o single “Lift me up” toca nas rádios freneticamente, com remixes de Mylo, Superdiscount e Abe Duque. Discão!