Absentee - Schmotime
"Oh darlin', you're no oil painting/and I'm no Michelangelo"
Eu sempre gostei de vozes masculinas poderosas. Principalmente das mais grossas, melancólicas e profundas. Mas para ser sincera, eu enjoei um pouco dessas que quase imitam o Ian Curtis e agora tenho corrido atrás de uns vocais diferentes.
Nessa busca eu encontrei a deliciosa Absentee, banda londrina que faz um Indie Rock com pitadas de folk e country.
Fiquei impressionada logo nos 20 segundos da primeira música e antes de chegar em um minuto eu tive certeza de que amaria esse disco. O vocal hipnótico-bêbado-rouco que lembra muito Leonard Cohen-Nick Cave-Tom Waits-Mark Lanegan é mais do que absurdo, e o menino tem uma carinha de anjo inacreditável... o nome dele é Dan Michaelson. Ele é o cara que escreve as letras introspectivas, sobre sonhos acabados, corações estilhaçados e relacionamentos decadentes usando o bom e velho humor negro que só entende quem já passou por alguma situação parecida (e quem nunca passou?).
Minha preferida é "You try sober". A letra é ótima: ela diz que o ama, ele diz que ela deveria tentar dizer isso sóbria. Um verdadeiro barraco de boteco. Coisa fina.
Mas o lance todo da banda não é só o vocal deslumbrante do Dan e sim o super contraste com o resto. O backing vocal de Melinda Bronstein me levou direto para os anos 60 e as meninas fofas, felizes e coloridas com voz de criança. Eles tratam o drama e a tragédia com delicadeza, ironia e rock'n'roll. A impressão que dá, na maioria das vezes, é que os dois não estão cantando a mesma música e isso, por incrível que pareça, soa GENIAL!
Uma combinação agridoce de dar água na boca!