<body>

Wednesday, July 12, 2006

The Comsat Angels - Waiting for a miracle

angels

"I can't relax 'cause I haven't done a thing and I can't do a thing 'cause I can't relax"


Inicio com os versos inquietos do clássico absoluto "Independence day". Clássico absoluto? É, para mim. E para alguns dos meus amigos, talvez. Mas na verdade essa música faz parte da minha extensa lista de músicas que deveriam ter explodido e não explodiram.

A banda foi formada no fim dos anos 70/começo dos 80 em Sheffield, uma cidade industrial inglesa de onde saíram muitas bandas que adoro (Cabaret Voltaire, Clock DVA...) mas infelizmente os Comsat Angels não fizeram sucesso naquela época, mesmo depois de lançarem três discos brilhantes, que mostravam o som único que faziam no meio de tantas bandas parecidas.

E só agora, em abril de 2006, após reeditar todos os discos do The Sound (outra perfeição), o selo Renascent resolveu reeditar mais alguns discos maravilhosos dos anos 80 e um deles, claro, é o "Waiting for a miracle".

Esse disco, que foi gravado em dez dias, é o primeiro da banda e essencialmente pós-punk com algumas pitadas de new-wave. As músicas são absurdamente fortes, cheias de baterias explosivas-primitivas-minimalistas que ditam o ritmo perfeito, o baixo que dá todo o tom melancólico, sons densos-melódicos das guitarras e letras lúcidas que mostram bem os sentimentos da geração de 80: solidão, tensão, depressão, paranóia, angústia, ansiedade... mas com uma fagulha de otimismo.

Soberbo, Magnífico, Excelente!